13/09/2010

Félix Guisard

Seus pais, Louis-Felix Guisard (1834 - 1879) e Amélie Mallet Caillaud (1840 - 1934), eram franceses, e que se refugiaram no Brasil após o golpe de estado de 2 de dezembro de 1851, efetuado por Louis-Napoléon Bonaparte.
Nasceu em em 22/01/1862 e faleceu em 29/03/1942.
Aos 17 anos, com a morte do pai dias antes do retorno da família à Europa, Guisard se viu obrigado a assumir a liderança da família de 13 pessoas. A única alternativa foi aceitar a proposta de trabalho em uma fábrica de tecidos na Baixada Fluminense.
O jovem Guisard aproveitou essa única oportunidade para crescer. Dedicou-se nas horas vagas ao aprendizado em cada máquina da produção. O esforço rendeu a ele uma promoção e um ano depois já ocupava o cargo de gerente da fábrica.Depois de alguns anos de trabalho na fábrica fluminense, Guisard já havia acumulado dinheiro suficiente para montar sua própria fábrica. O encontro com um amigo de infância trouxe o jovem empresário para Taubaté, cidade que ainda colhia os lucros da produção cafeeira. Felix ficou surpreendido com o município desenvolvido, Guisard viu uma mina de ouro na cidade. Já havia toda uma infra-estrutura para a instalação de uma indústria: mão de obra ociosa, vias de comunicação, proximidade com os grandes centros urbanos brasileiros, produção alimentícia variada e poucos empreendedores audaciosos. O jovem gerente então decidiu criar a sua própria fábrica.
Começou a industrialização com caldeiras, mais depois trouxe um eletricista britânico para a construção da usina hidrelétrica em Redenção da Serra, um projeto audacioso e que todos duvidavam que daria certo. Guisard acreditou e conseguiu provar o quanto a geração de energia foi importante para a fábrica e para a região.
Felix Guisard foi pioneiro da industrialização do Vale do Paraíba na primeira metade do século XX, ao fundar a Companhia Taubaté Industrial (CTI) em 4 de maio de 1891 para a produção de meias e camisas, tecidos de algodão. A empresa cresceu muito em capital.
Dedicou-se também as obras sociais, criando condições cada vez melhores aos funcionários da fabrica. Construiu casas, grupo escolares e também instituições de lazer e esportes como a colônia de férias em Ubatuba e um estádio de esportes. Custeou a construção do Asilo de Mendigo s e até hoje é lembrado por esses benefícios trabalhistas.
Felix Guisard introduziu a mulher no mercado de trabalho insdustrial.Foi também pioneiro da educação para o trabalho, ao criar em 1900 a Sociedade para o Ensino Industrial de Taubaté, (agora denominada Escola SENAI Félix Guisard), com a criação de cursos para explicação de: Direito Comercial, Geografia Comercial, Usos e Costumes Comerciais e Escrituração Mercantil.
Além de empresário, Guisard também foi vereador e prefeito de Taubaté. Era considerado uma das pessoa mais influentes da cidade e recebia, com freqüência, visitas ilustres em seu palacete, na Avenida Tiradentes. Mas não deixava de ser receptivo também com os operários da fábrica: dos mestres aos auxiliares conhecia cada um pelo nome.
Ele foi um dos mais importantes empresários do setor têxtil brasileiro no início do século XX e, em Taubaté, foi responsável por uma verdadeira transformação da economia, da política e da sociedade local.
Inspirador da criação da Associação Comercial de Taubaté (ACIT), reuniu 132 pessoas que tinham interesse industrial para criarem um grupo. Um mineiro de descendência francesa e origem pobre, um tecelão, um empresário, um mestre, um aprendiz, um visionário, um líder, um capitalista... Felix Guisard, o principal fundador da Companhia Taubaté Industrial (CTI), pode ser descrito de muitas e diferentes maneiras.Com tantas obras e empreendimentos feitos para povo e pela cidade, não é de se estranhar que em seu falecimento, em 1942, Taubaté em peso tenha comparecido ao seu velório (70% da população local estava presente) e que até hoje muitos digam que ele foi seu segundo fundador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente!
Senão gostou,comente só por consideração!